Livro conta a história de empresa que dominou exploração da erva-mate
O jornalista e escritor Luiz Alfredo Marques Magalhães e a pecuarista Elza Dória Mendes Gonçalves apresentam a imprensa na próxima quinta-feira (23), às 8h, no Sindicato Rural de Campo Grande um livro que conta a história de uma empresa que dominou a exploração de erva-mate na região dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no início do século passado, a Matte Larangeira.
O “Retratos de uma época – Os Mendes Gonçalves & A Cia Matte Larangeira”, resgata a história da família que ajudou a criar a lendária empresa. A companhia foi criada no fim do século 19 e foi considerada a maior empresa ervateira do mundo. No entanto, ao longo dos anos boa parte de sua história foi se perdendo.
E para resgatar essa história, que tem sua família como uma das protagonistas, a pecuarista Elza convidou o jornalista e escritor. “A ideia era escrever apenas a história do meu pai, Mário Mendes Gonçalves, mas depois de um ano de pesquisas chegamos à conclusão que tínhamos material para uma obra mais abrangente”, conta Elza Dória.
Na produção do livro, Luiz Alfredo viajou por dezenas de cidades, no Brasil, Argentina e Paraguai, onde fez extensa e minuciosa pesquisa, e entrevistou familiares e antigos colaboradores. O autor fez uma verdadeira “caça ao tesouro”: consultou antigas publicações, jornais, revistas da época; visitou cartórios e bispados em busca de documentos e cartas de quase dois séculos.
O resultado deste extenso trabalho está em “Retratos de uma época – Os Mendes Gonçalves & a Cia Matte Laranjeira”, obra historiográfica com valioso acervo de fotografias e documentos A edição de luxo contém 236 páginas e edição limitada: 500 exemplares.
(Com informações do Sindicato Rural de Campo Grande e AgroDebate)
0 Comentários