Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Destaque

Palestra Sustentabilidade Regional realizada 24 de maio em Maracaju, MS

Alcir Muller, diretor e presidente da Revista Ambiente Global A equipe Ambiente Global agradece as autoridades que se fizeram presente ...

Fazenda Beira Rio

Fazenda Beira Rio

Samania Agropecuária

Samania Agropecuária

Doces Gotas de Mel

Doces Gotas de Mel

Publicidade

.

.
SEMENTES SERTÃO

Você bilíngue

Publicidade II

Ads

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mapa interativo mostra catástrofes até o final do século


Não precisa nem piorar. Se a concentração de gases de efeito estufa no planeta continuar como está, o aumento da temperatura na Terra deve chegar aos 4ºC até o final do século, ou mesmo antes. É o que diz o estudo encomendado pelo governo britânico, lançado no Museu de Ciência de Londres.

O Met Office Hadley Centre, realizador da pesquisa, usou um programa de projeções de modelos climáticos e os dados de emissões fornecidos pelo IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. O resultado é um mapa que mostra quais os efeitos da elevação de temperatura em cada região do planeta. Os cenários não são nada animadores.

De um modo geral, os continentes vão se aquecer muito mais rápido que o mar, e devem chegar aos 5,5ºC, em média. Os pólos terão elevações ainda maiores em relação ao restante do globo. Ainda teremos que enfrentar escassez de água – os reservatórios do planeta estarão 70% mais vazios – e falta de comida e grandes períodos de seca.

No Brasil, os termômetros devem subir entre 5ºC no litoral e 8ºC no interior. A Amazônia e todas as nossas florestas ficarão ultravulneráveis a incêncios, que serão mais ainda difíceis de controlar.

Até 2050, as geleiras do Himalaia estarão pela metade, o que significa que 23% dos chineses ficarão sem sua principal fonte de água durante a estação seca.

Será que os céticos do aquecimento global ainda vão insistir no fato de que o aumento de temperatura não tem nada a ver com a gente?

Se você quiser ver o mapa acesse o site da Met Office:
Mapa interativo, clique aqui!


Revista Super Interessante/Abril
Postar um comentário

Publicidade II