Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Destaque

Palestra Sustentabilidade Regional realizada 24 de maio em Maracaju, MS

Alcir Muller, diretor e presidente da Revista Ambiente Global A equipe Ambiente Global agradece as autoridades que se fizeram presente ...

Fazenda Beira Rio

Fazenda Beira Rio

Samania Agropecuária

Samania Agropecuária

Doces Gotas de Mel

Doces Gotas de Mel

Publicidade

.

.
SEMENTES SERTÃO

Você bilíngue

Publicidade II

Ads

quarta-feira, 12 de março de 2014

Produção de grãos é estimada em 188,7 milhões de t

Secretário de Política Agrícola do Mapa ressaltou que governo está empenhando em auxiliar produtores

Reprodução: CENTRACO

A safra brasileira de grãos na produção de 2013/14 está estimada em 188,7 milhões de toneladas, que representa alta percentual de 0,7% em relação à temporada passada. O crescimento na área plantada foi de 4%, que saiu de 53,29 para 55,4 milhões de hectares. O resultado é do sexto levantamento apurado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e divulgado nesta quarta-feira, 12 de fevereiro.

Sobre a comparação com o 5º levantamento de safra, a queda na produção de 4,9 milhões de toneladas (2,5%) em razão da expectativa menor na colheita de soja, o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, ressaltou o empenho do governo em auxiliar os produtores e disse que a questão da queda de produção deve-se às intempéries climáticas, como por exemplo, a forte chuva no Mato Grosso e a seca em algumas regiões do país.

A estimativa de produção a soja, apesar dos números menos favoráveis, é de alta de 4,8% ou 3,9 milhões de toneladas a mais que a safra anterior. O arroz teve um aumento de 8%, alcançando 12,8 milhões de toneladas e o feijão primeira safra chegou a ápice de 35,7% na produção, passando de 964,6 mil para 1,3 milhão de toneladas.

O milho da primeira e segunda safra teve uma queda de 9,1% (3,2 milhões de t). A produção da primeira safra chegou a 31,4 milhões de t que somada a segunda de 43,7 milhões de t, totaliza a produção em 75,1 milhões de t.

A pesquisa foi feita pelos técnicos da Conab no período de 16 e 22 de fevereiro nas principais regiões produtoras de grãos do país.

MAPA
Postar um comentário

Publicidade II