Campo Grande, MS constrói casa mais eficiente

As obras de construção da primeira casa sustentável de Campo Grande já estão em estágio avançado. Foram erguidas as paredes – feitas com tijolos de RCD, resíduos da construção civil e demolição -, e finalizados o contra-piso – a matéria-prima é de concreto com raspas de pneus-, o madeiramento e a cobertura, com telhas também de RCD.
“A idéia do projeto da casa é mostrar soluções sustentáveis, e motivar as empresas a utilizarem outras técnicas construtivas que levem em conta a preservação do meio ambiente”, explica o arquiteto da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Júlio Lima Vera. A residência tem cerca de 31 metros quadrados e foi projetada nos moldes de uma casa popular da Emha (Agência Municipal de Habitação).

A Semadur ainda não contabilizou os custos totais do projeto para fazer um comparativo entre a construção convencional e a sustentável. “Queremos aliar economia à solução sustentável”, revela Júlio.

A edificação terá sistemas de reaproveitamento da água da chuva e aquecimento solar. Com o emprego de tecnologias alternativas a prefeitura busca amenizar os impactos ambientais causados pelo setor da construção civil, considerado um grande consumidor de energia e de recursos naturais.

A casa modelo, que estará aberta à visitação pública, está sendo construída no bairro Carandá Bosque I, próximo à nascente do córrego Sóter. A Semadur pretende também utilizar a residência como ferramenta para trabalhos de educação ambiental.


Midiamax 
 

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Rei das Latas

Ambiente Global

Jaburu Distribuidora

Ambiente Global

Madereira Bela Vista

Ambiente Global