INPE comemorou em Santa Maria (RS) o Dia Internacional para a Redução de Desastres Naturais

Data é uma oportunidade para chamar a atenção sobre os riscos causados por estes fenômenos, promover uma cultura global de redução de risco de desastres e de que forma todos nós podemos contribuir para isto.




Cidade de Nova Orleans (EUA), destruída pelo furacão Katrina, o mais famoso, por seus ventos chegarem á 300 km/h
 
Neste ano, a passagem do Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais foi em 14 de outubro
 

Em todo o mundo, está se presenciando o aumento da vulnerabilidade para desastres naturais e o aumento dos danos causados por eles. O Brasil, nos últimos anos, tem enfrentado desastres naturais de grandes proporções, causados principalmente por tempestades severas, inundações e secas. A comemoração do Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais, este ano realizada em 14 de outubro, é uma oportunidade para chamar a atenção sobre os riscos causados por estes fenômenos, promover uma cultura global de redução de risco de desastres e de que forma todos nós podemos contribuir para isto.

O Núcleo de Pesquisas e Aplicações de Geotecnologias para Desastres Naturais e Eventos Extremos para a região Sul do Brasil e MERCOSUL - GEODESASTRES-SUL, do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais do INPE, organizou uma exposição no Monet Plaza Shopping, no período de 14 a 17 de outubro, para comemorar a data. O objetivo da exposição foi chamar a atenção da população sobre os desastres que ocorrem na região Sul do Brasil, as ações que são tomadas pelas autoridades, academia, instituto de pesquisas e órgãos públicos e de como a comunidade pode atuar na prevenção e mitigação destes eventos.

O evento contou com a parceria do Monet Plaza Shopping, da Base Aérea de Santa Maria, do Laboratório de Geologia Ambiental da UFSM, da Câmara de Vereadores, do IBAMA, do COMDEC, da RBS TV de Santa Maria e da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Foram apresentadas atividades realizadas por cada uma destas instituições, que contribuíram para a redução de desastres naturais na região Sul do Brasil. Os visitantes tiveram oportunidade de conversar com pesquisadores, professores, técnicos e profissionais que trabalham na área de desastres naturais, bem como assistir vídeos e ver imagens de satélite e equipamentos utilizados por estes profissionais.

No dia 14 de outubro, no plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, houve cerimônia oficial de abertura desta celebração com uma palestra sobre o Uso de Geotecnologias para a Redução de Desastres Naturais.

Esta é a primeira vez que o GEODESASTRES-SUL celebra esta data e quer manter, anualmente, em seu calendário de eventos, a celebração deste dia, visando uma maior participação da comunidade tendo em vista a redução dos desastres naturais na região Sul do Brasil.



INPE/EcoAgência

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Rei das Latas

Ambiente Global

Jaburu Distribuidora

Ambiente Global

Madereira Bela Vista

Ambiente Global