Usina Hidrelétrica Engenheiro Sousa Dias (Jupiá)



Situada sobre o Rio Paraná, na intersecção com o Rio Sucuriú, no ponto chamado Jupiá, entre as cidades de Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) e Castilho (São Paulo), a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sousa Dias é a terceira maior usina hidrelétrica do Brasil.
A construção da Usina do Jupiá, como também é chamada, foi iniciada na primeira metade da década de 1960 pelo governador Adhemar Pereira de Barros, e finalizada no ano de 1974, utilizando tecnologia inteiramente brasileira. Apesar de ter sido um projeto desenvolvido durante a ditadura militar, período marcado por obras faraônicas, a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sousa Dias é relativamente eficaz em termos da área alagada e da destruição ambiental causada e da eletricidade ali produzida. Entre as três maiores usinas hidrelétricas do Brasil, perde somente para a maior, a Usina hidrelétrica de Itaipu, em termos de eficiência, ultrapassando a Usina hidrelétrica de Ilha Solteira.
A usina possui 14 unidades geradoras (turbinas Kaplan), com potência instalada total de 1.551,2 MW. Tem, também, dois grupos turbina-gerador para serviço auxiliar, com potência instalada de 4.750 kW em cada grupo. Sua barragem tem 5.495 m de comprimento e seu reservatório tem 330 km². Além disso, a Usina hidrelétrica Engenheiro Sousa Dias tem a seu dispôr uma eclusa que permite a navegação do Rio Paraná, além da integração hidroviária com o Rio Tietê.
A U. H. Engenheiro Sousa Dias encontra-se em conformidade com a Norma ISO 9001:2000.
Faz parte do Complexo de Urubupungá.


Outros dados:


Engenheiro Souza Dias - (Jupiá)
Nome:
Engenheiro Souza Dias - (Jupiá)

Capacidade:
1.551,2 MW

Barragem
Altura 280 m
Extensão 5.495 m
Área alagada: 330 km2
Localização:
Três Lagoas/MS e Castilho/SP
Rio: Paraná
Período de construção:
Primeira metade da década de 1960-1974
Proprietário:

CESP - Companhia Energética de São Paulo


Lista de grandes centrais hidrelétricas do Brasil


Lista de pequenas centrais hidrelétricas do Brasil

 


 


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Rei das Latas

Ambiente Global

Jaburu Distribuidora

Ambiente Global

Madereira Bela Vista

Ambiente Global