Ministra da Pesca participa de lançamento do Aquário do Pantanal

Foto: Divulgação
O Aquário do Pantanal terá cinco tanques externos

Neste domingo (22) e na segunda-feira, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, estará em Mato Grosso do Sul, onde cumpre agenda. Entre outras atividades, a ministra participa a convite do governador André Puccinelli, da solenidade de ordem de serviço para o início da construção do Aquário do Pantanal, do Centro de Estudos e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira. Também assina convênios e entrega equipamentos para o desenvolvimento da pesca e aquicultura no estado.
O Mato Grosso do Sul conta com importantes recursos hídricos, favoráveis a estas atividades, como o imponente rio Paraná e seus afluentes, e o rio Paraguai, a espinha dorsal do Pantanal, que possui em sua bacia os rios Apa e Taquari. O estado também dispõe de lagoas como a Guaíba, Uberaba e Mandioré, localizadas na divisa com a Bolívia. Em 2009, o Mato Grosso do Sul produziu mais de 17 mil toneladas de pescado, sendo mais de dois terços através da aquicultura.
Programação
O primeiro compromisso da ministra em Mato Grosso do Sul será conhecer o Projeto Pacu Aquicultura, na fazenda Santa Rosa, localizada no município de Terenos, a 50 quilômetros da capital Campo Grande. O projeto conta com laboratórios, tanques de reprodução e engorda de peixes nativos do Pantanal Sul Matogrossense.
Na segunda-feira, na parte da manhã, tem compromissos com a imprensa, visita a superintendência federal da Pesca e Aquicultura no Estado e participa de solenidade, no auditório do SEBRAE, a partir das 9 horas de manhã, de assinatura de convênios e entrega de equipamentos.
Esta solenidade prevê a liberação de recursos para a Associação dos Produtores Orgânicos do Estado do Mato Grosso do Sul e a Consultoria e Assessoria para a Agricultura Familiar (SECAF). A liberação é decorrente do edital de Assistência Técnica pra os Aquicultores do Território da Grande Dourados, cuja primeira parcela envolve R$ 228 mil.
 A ministra Ideli Salvatti entrega, durante a solenidade, seis kits Feira do Peixe, que são módulos para facilitar a comercialização de pescado. Estes módulos são equipados com tenda metálica desmontável, balcão, caixas térmicas, balança e outros dispositivos. Os kits irão beneficiar a Cooperativa MS Peixe, do município de Dourados, a Colônia de Pescadores Z-03, no município de Três Lagoas e a Associação dos Pescadores da Vila Nova Porto XV de Novembro, no município de Bataguassu.
A ministra também assina um termo de permissão de uso para a implantação de um telecentro da pesca no município de Aquidauana. O telecentro beneficiará Colônia de Pescadores Z-07, que passará a contar com recursos de informática e acesso à Internet.
Outro ato será a assinatura de uma emenda parlamentar para o desenvolvimento da aquicultura, de interesse de diversas instituições e prefeituras.
Reunião
Ainda na parte da manhã de segunda-feira, Ideli Salvatti se reúne, separadamente, com representantes da pesca e da aquicultura, para discutir os seus problemas específicos. Almoça depois na Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul.
Já na tarde de segunda-feira, às 15 horas, a ministra tem audiência com o governador André Puccinelli. Na pauta, a agilização de licenças ambientais para a aquicultura e ainda os convênios entre o MPA e o Estado. Também será discutida a criação de uma Secretaria Estadual de Aquicultura e Pesca.
Às 18 horas, a ministra participa a convite do governador André Puccinelli, no Parque das Nações Indígenas, da solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início da construção do Aquário do Pantanal.
Correio do Estado

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Rei das Latas

Ambiente Global

Jaburu Distribuidora

Ambiente Global

Madereira Bela Vista

Ambiente Global