Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Destaque

Palestra Sustentabilidade Regional realizada 24 de maio em Maracaju, MS

Alcir Muller, diretor e presidente da Revista Ambiente Global A equipe Ambiente Global agradece as autoridades que se fizeram presente ...

Fazenda Beira Rio

Fazenda Beira Rio

Samania Agropecuária

Samania Agropecuária

Doces Gotas de Mel

Doces Gotas de Mel

Publicidade

.

.
SEMENTES SERTÃO

Você bilíngue

Publicidade II

Ads

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Começa primeira etapa de vacinação contra Febre Aftosa no MS

Foto: Rachid Waqued - Segov




Campo Grande (MS) – Começou ontem (1º) a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa de 2013. O prazo para vacinação tem diferentes datas de acordo a região, Zona de Fronteira, Pantanal e Planalto, e os produtores terão até 15 dias após o fim do período de vacinação para fazer o registro, pela internet.

Para a zona de fronteira, antiga Zona de Alta Vigilância (ZAV), a vacinação de todo o rebanho bovídeo (bovinos e bubalinos) de mamando a caducando segue até o próximo dia 31. E de acordo com o risco de cada área, são adotadas diferentes estratégias de vacinação. Propriedades de maior risco sanitário como assentamentos, aldeias indígenas e periferias têm seu rebanho 100% imunizado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), que também fornece as vacinas, é a chamada vacinação com agulha oficial. Este tipo também pode ser aplicado em propriedades de menor risco, mas a aquisição das vacinas fica por conta do produtor. Nas demais propriedades, a vacinação pode ser realizada de duas maneiras: vacinação acompanhada, ou seja, o produtor vacina os animais na presença de servidores da Iagro em 100% do rebanho, ou a vacinação fiscalizada, onde os servidores fazem o acompanhamento parcial do processo.

Para a aquisição das vacinas os produtores deverão se dirigir às unidades da Iagro para liberação da compra no sistema Saniagro, bem como agendamento dos trabalhos de fiscalização da vacinação, quer seja acompanhada, fiscalizada ou oficial. Nos os municípios de Bela Vista, Corumbá, Ladário e Ponta Porã, o período da campanha vai até o dia 15 de junho. Em Porto Murtinho, a imunização segue até 10 de junho.

Na região do Pantanal, os optantes pela vacinação contra aftosa no mês de maio terão até o dia 15 de junho para vacinar todo o rebanho bovídeo de mamando a caducando. Já no Planalto, a vacinação do mesmo rebanho segue até 31 de maio. Nos dois casos, ficar a cargo do produtor realizar a vacinação e o registro.



Mais informações nos escritórios locais da Iagro ou pelo telefone da central: 0800 679 120 ou (67) 3901-2676.

Notícias MS
Postar um comentário

Publicidade II