Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Destaque

Palestra Sustentabilidade Regional realizada 24 de maio em Maracaju, MS

Alcir Muller, diretor e presidente da Revista Ambiente Global A equipe Ambiente Global agradece as autoridades que se fizeram presente ...

Jaburu Distribuidora

Jaburu Distribuidora

Rei das Latas

Rei das Latas

Redes Sociais

Fazenda Beira Rio

Fazenda Beira Rio

Samania Agropecuária

Samania Agropecuária

Doces Gotas de Mel

Doces Gotas de Mel

Publicidade

.

.
SEMENTES SERTÃO

Você bilíngue

Publicidade II

Ads

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Resgate histórico

Livro conta a história de empresa que dominou exploração da erva-mate



O jornalista e escritor Luiz Alfredo Marques Magalhães e a pecuarista Elza Dória Mendes Gonçalves apresentam a imprensa na próxima quinta-feira (23), às 8h, no Sindicato Rural de Campo Grande um livro que conta a história de uma empresa que dominou a exploração de erva-mate na região dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no início do século passado, a Matte Larangeira.

O “Retratos de uma época – Os Mendes Gonçalves & A Cia Matte Larangeira”, resgata a história da família que ajudou a criar a lendária empresa. A companhia foi criada no fim do século 19 e foi considerada a maior empresa ervateira do mundo. No entanto, ao longo dos anos boa parte de sua história foi se perdendo.

E para resgatar essa história, que tem sua família como uma das protagonistas, a pecuarista Elza convidou o jornalista e escritor. “A ideia era escrever apenas a história do meu pai, Mário Mendes Gonçalves, mas depois de um ano de pesquisas chegamos à conclusão que tínhamos material para uma obra mais abrangente”, conta Elza Dória.

Na produção do livro, Luiz Alfredo viajou por dezenas de cidades, no Brasil, Argentina e Paraguai, onde fez extensa e minuciosa pesquisa, e entrevistou familiares e antigos colaboradores. O autor fez uma verdadeira “caça ao tesouro”: consultou antigas publicações, jornais, revistas da época; visitou cartórios e bispados em busca de documentos e cartas de quase dois séculos.

O resultado deste extenso trabalho está em “Retratos de uma época – Os Mendes Gonçalves & a Cia Matte Laranjeira”, obra historiográfica com valioso acervo de fotografias e documentos A edição de luxo contém 236 páginas e edição limitada: 500 exemplares.

(Com informações do Sindicato Rural de Campo Grande e AgroDebate)
Postar um comentário

Publicidade II