Conferência Estadual de Meio Ambiente apresenta resultados promissores para o Acre

Secretário Edegard de Deus coordenando a reunião de avaliação da 4ª Cema
(Foto: Assessoria Sema)


Membros da Comissão de Organização Estadual da 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (Cema) e a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) se reuniram nesta quinta-feira, 3, para avaliar os resultados do evento.

A conferência foi realizada nos dias 3 e 4 de setembro, na Ufac, e tratou da política nacional de resíduos sólidos, abordando como a sociedade deve buscar soluções para os graves problemas causados pela gestão inadequada dos produtos, tanto na geração como em sua destinação final.

Além do poder público, participaram representantes do meio empresarial e da sociedade civil, que priorizaram trinta propostas para serem encaminhadas à Conferência Nacional de Meio Ambiente e elegeram vinte delegados dos municípios acreanos que representarão o Estado de 24 a 27 deste mês, em Brasília.

Entre as propostas, destacam-se: garantir o acesso a recursos financeiros para encerramento dos lixões; realizar campanhas educativas e oficinas de capacitação sobre produção e consumo sustentável, responsabilidade ambiental, resíduos sólidos e logística reversa; criar programa de mobilização da sociedade civil e campanhas através da mídia limpa; criar e estruturar as secretarias municipais de meio ambiente; fortalecer a gestão ambiental dos municípios, através da capacitação técnica de gestores públicos e profissionais dos órgãos competentes, entre outras.

Ao abrir a reunião de avaliação, o secretário de Meio Ambiente, Carlos Edegard de Deus, agradeceu o empenho da equipe da Comissão de Organização Estadual e da Sema na organização, diante das dificuldades enfrentadas ao longo de todo o processo preparatório da conferência.

Edegard falou, ainda, da importância das cidades acreanas que realizaram as conferências municipais, trazendo propostas pertinentes para serem apresentadas em nível nacional. Por fim, o secretário aproveitou a ocasião para agradecer as instituições parceiras.

Para a coordenadora 4ª Cema e chefe do Departamento de Educação e Difusão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Fátima Silva, a dedicação e força de vontade da equipe foram fundamentais para a realização da conferência.

“As parcerias firmadas com a sociedade para a realização da conferência foram importantes para que a Comissão Organizadora e a equipe da Sema conseguissem realizar o evento, o que serviu de motivação para que todos fossem além de seus limites, destacando-se na organização”, disse.

Fátima diz que, apesar dos poucos recursos, a comissão conseguiu organizar um bom trabalho, com criatividade e muito empenho.

“A conferência demonstrou que temos capacidade de organizar qualquer movimento. A Cema teve problemas, mas foi uma amostra de que uma organização adequada, que leve em conta as contribuições de cada parceiro, tem capacidade de se articular e fazer acontecer”, destacou Fátima.

Ao fim da reunião, foram sorteados entre os funcionários da Sema os objetos usados na ornamentação da conferência, como mesas, lustres e outros itens de bom gosto confeccionados a partir do reaproveitamento e reciclagem de materiais que normalmente vão para o lixo.

Agência de Notícias do Acre


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Rei das Latas

Ambiente Global

Jaburu Distribuidora

Ambiente Global

Madereira Bela Vista

Ambiente Global