Sem viaturas livres, moradores têm de conter incêndio na base do mutirão

Com todas as viaturas de combate a incêndio ocupadas em ocorrências na Capital, os moradores do bairro Cidade Jardim tiveram que se unir em mutirão para apagar incêndio. O fogo tomou conta de terreno baldio, que tem várias residências ao redor, na rua Imbé. Depois de muito esperar, a população teve de conter as chamas, até que o Corpo de Bombeiros chegasse ao local.

(Foto: Marcos Ermínio/Campo Grande News)
O servidor público Marivilson Miranda, de 60 anos, afirmou que por volta das 14h15, os moradores que residem perto do terreno notaram que o incêndio estava aumentando e chegando perto das casas, ligaram para o Corpo de Bombeiros e receberam a informação de que estavam a caminho.

Como o socorro demorou muito, eles resolveram agir por conta própria, e com baldes e mangueiras um grupo de 10 pessoas passou a combater as labaredas, para evitar algo maior. “Nós começamos a falar com os vizinhos, espalhar mangueiras, para não chegar as casas”, disse ele.

Por volta das 15h, o Corpo de Bombeiros chegou ao local, com um veículo para avaliar a situação, depois chegou uma viatura de resgate para socorro, com outros bombeiros para abafar a fumaça, e fazer o rescaldo, já que o incêndio já tinha sido contido.

Ocorrências – De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros, Vinícius Barbosa, somente neste domingo (09), já atenderam 25 ocorrências em incêndios em área florestal e terrenos, tanto que no momento todas as viaturas estavam em ação por este motivo na Capital, por isso tiveram que trazer naquele local uma (viatura) de resgate.

Ele ressaltou que nesta época do ano, período de estiagem, com temperatura alta e capim seco, as chances de se começar um incêndio ficam bem maiores. “Estamos com a umidade relativa do ar em 20%, precisamo orientar e conscientizar a população para não colocar fogo em terreno, aqui os vizinhos se ajudaram, mas em outros locais pode acontecer coisa pior”.

Neste momento, os Bombeiros estavam com o ocorrência na saída de Sidrolândia, em rodovia, na região das Moreninhas, perto da Embrapa e na região do Coronel Antonino. “Todos trabalhando em função desta situação”.

Crime - O tenente ainda ponderou que se os moradores identificarem quem colocou fogo no terreno, podem dar voz de prisão e manter a pessoa no local até a chegada das autoridades, pois esta será detida por crime ambiental. “Se pegarmos em flagrante vai ser presa e conduzida, muitos casos são ações de propósito, vai ser presa e pode servir de exemplo”.

Marivilson, morador do bairro Cidade de Jardim, acredita que neste local foram pessoas de fora que iniciaram o incêndio, porque os vizinhos não fariam algo desta natureza, mas promete alertar a todos para ficarem atentos, se houver esta ação vão denunciar para que a pessoa seja responsabilizada.

Campo Grande News

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Rei das Latas

Ambiente Global

Jaburu Distribuidora

Ambiente Global

Madereira Bela Vista

Ambiente Global