Maracaju e Taquarussu serão incluídos no Zoneamento Agroecológico da cana-de-açúcar



Mato Grosso do Sul - As quatro usinas de álcool e açúcar em processo de instalação nos municípios de Maracaju e Taquarussu (em Mato Grosso do Sul) serão beneficiadas pela inclusão destas localidades nos zoneamentos Agroecológico da Cana-de-açúcar (ZAECana) e Agrícola de Risco Climático (Zarc), do Governo federal. Com este benefício, as empresas terão acesso a linhas crédito com juros reduzidos e ficam habilitadas a obter as licenças ambientais de funcionamento.

A inclusão das unidades no ZAECana complementa a decisão do Ministério da Agricultura (Mapa) em novembro do ano passado quando incluiu estas duas cidades no Zarc de Mato Grosso do Sul para plantio em áreas ocupadas com cana-de-açúcar até 28 de outubro de 2009, ou cujo pedido de licenciamento ambiental para tal ocupação já tenha sido protocolado até aquela data. Com este procedimento a ser adotado pelo Mapa, as usinas poderão ampliar a área de cultivo e também obter linhas de crédito especiais, afirmou o deputado federal Dagoberto (PDT-MS), após reunião com o ministro Reinhold Stephanes (PMDB-PR), na tarde desta terça-feira (19/01/2010), em Brasília.

“O ministro da Agricultura afirmou que todo projeto licenciado para construção será atendido. O que não poderá ocorrer são novos licenciamento após o decreto (6.961/2009)”, enfatizou Dagoberto.

O decreto orienta a expansão de novas unidades produtoras e identificou mais de 60 milhões de hectares próprios para a cultura, sendo excluídas áreas da bacia do Alto Paraguai, Amazônia e o Pantanal.

Ministro confirma presença na Expogrande
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, confirmou hoje ao deputado Dagoberto que participará da Expogrande, que acontece entre 18 e 28 de março deste ano, em Campo Grande (MS). “Ao convidar o ministro para a Expogrande, eu enfatizei a importância do evento no cenário agropecuário nacional”, afirmou o deputado federal Dagoberto.



site AgoraMS


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Rei das Latas

Ambiente Global

Jaburu Distribuidora

Ambiente Global

Madereira Bela Vista

Ambiente Global