Campo Grande ganha Centro de Educação Ambiental





Foto:Denilson Secreta
Um novo espaço para a realização de atividades práticas de educação ambiental para estudantes de escolas públicas privadas, denominado Centro de Educação Ambiental, localizado no bairro Carandá Bosque, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (30) pelo prefeito Nelson Trad Filho em companhia do vice-prefeito Edil Albuquerque e do titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), Marcos Cristaldo. Na oportunidade também foi entregue a Praça Leonor Reginato Santini.

No Centro de Educação Ambiental foi construída uma casa sustentável feita com materiais sustentáveis, tais como: resíduos da construção civil (tijolos e telhas), pneus reciclados (piso), resíduos da marmoraria (pintura), aquecimento solar e tratamento biológico do esgoto, trilha ecológica (com árvores catalogadas e ponto de observação do Córrego Sóter), auditório para 108 pessoas e um espaço de oficinas com área de 450 metros quadrados para a promoção de cursos de reciclagem de materiais.

O prefeito Nelson Trad Filho reforçou que tem administrado a Capital praticando a sustentabilidade e, dessa forma, promove o crescimento de Campo Grande para a natureza não reagir ao desenvolvimento e sim interagir. “Estou feliz por proporcionar mais este local de lazer para a população, que é construído de forma ambientalmente correta. Neste Centro de Educação Ambiental serão praticadas atividades que focam o meio ambiente e a ecologia. Quero que os alunos venham aqui e aprendam um pouco mais sobre o meio ambiente”, manifestou Nelsinho.

Acompanhado dos alunos da Escola Municipal Danda Nunes e autoridades presentes o prefeito Nelson Trad Filho fez um passeio pelo Centro de Educação Ambiental e fez a abertura da primeira aula de ecologia. Numa das Paradas o prefeito fez o plantio de duas mudas de Ipês amarelos.

O titular da Semadur, Marcos Cristaldo relatou com o Centro de Educação Ambiental deve funcionar, o primeiro de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul. “A idéia do espaço é trazer o aluno para tratar das questões teóricas e práticas sobre o meio ambiente. Aqui temos o teatro, onde será discutida toda política ambiental desenvolvida na Capital a exemplo da coleta seletiva, do projeto Córrego limpo. Também serão debatidas questões sobre arborização. Temos também a casa sustentável que é um modelo nacional e nela tudo foi feito com algum tipo de ação ambiental. A base da casa com concreto ecológico, tijolos e telhas feitos de entulho, capitação de energia solar e um chuveiro que evita o desperdício de água. Tudo isso poderá ser conferido pela população Teremos técnico para explicar todos os detalhes”, frisou.

Ao discursar o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Luis Carlos Santini disse que, antes, dois hectares estavam abandonados e agora transformados num grande Centro de Educação Ambiental. “Estou encantado com este espaço que tem a finalidade de educar as crianças sobre o meio ambiente. No meu tempo de infância, nós não tínhamos um espaço como este. Temos muito a comemorar e ajudar a preservar este ambiente”, considerou. A praça inaugurada leva o nome da mãe do desembargador.

O Centro de Educação Ambiental já tem um parceiro. Durante a solenidade de inauguração, o prefeito Nelsinho Trad assinou um convênio com a empresa Rossi Empreendimentos Imobiliários para que a mesma seja responsável pela conservação do local.

O evento foi prestigiado pelos vereadores Mário César e Marcelo Bluma, além de 
secretários municipais e servidores da Semadur.


Fonte/Autor: Emidio Denardi MTB/MS 488 - CG Notícias

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Rei das Latas

Ambiente Global

Jaburu Distribuidora

Ambiente Global

Madereira Bela Vista

Ambiente Global