Piauí: Secretaria do Meio Ambiente realiza primeira ação ecológica de 2014

De modo simbólico os funcionários da secretaria ajudaram a cavar o buraco onde a muda foi plantada para que ela prospere como o ano que se inicia.

Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Teresina (SEMAM), realizaram nesta quarta-feira (02), a primeira ação ecológica de 2014. Uma muda de ‘Tuturubá’ foi plantada na entrada da secretaria para ‘recepcionar’ servidores, visitantes e convidados. 

“A planta é nativa do Brasil e seu fruto serve de consumo para humanos e animais silvestres, principalmente pássaros”, conta Sebastião César, Chefe da Divisão de Monitoramento da Semam. No Piauí o destaque é para o Cerrado, já em Teresina, regiões como Taboca do Pau Ferrado e Usina Santana também possuem a árvore em grande quantidade. 

De modo simbólico os funcionários da secretaria ajudaram a cavar o buraco onde a muda foi plantada para que ela prospere como o ano que se inicia. “A tuturubá é uma árvore que dá sombra, possui a copa alta e fechada, que a gente chama de densa, ela cresce em seis meses, mas é aos cinco anos o ápice de seu período frondoso”, revelou Gisele Liarte, Chefe do Núcleo de Educação Ambiental da Semam. Para conservar a umidade do solo e proteger a área de plantio foram colocadas em volta da planta folhas secas de outras árvores.
Foto: Divulgação
Solicitação de Mudas

Aos teresinenses interessados em conseguir mudas através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sebastião César explica que o munícipe deve deslocar-se até a SDU ou viveiro de sua região, onde pode solicitar cinco mudas por espécie. “Para maiores quantidades, a pessoa deve enviar ofício ao Coordenador de Arborização do município, Clóvis Júnior, que trabalha na SDU/CN”, concluiu.

O viveiro de mudas da zona norte está instalado no bairro Mocambinho, na zona leste está no bairro Primavera e zona sul no Quilômetro 7.

Portal O Dia

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Rei das Latas

Ambiente Global

Jaburu Distribuidora

Ambiente Global

Madereira Bela Vista

Ambiente Global