Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Destaque

Palestra Sustentabilidade Regional realizada 24 de maio em Maracaju, MS

Alcir Muller, diretor e presidente da Revista Ambiente Global A equipe Ambiente Global agradece as autoridades que se fizeram presente ...

Jaburu Distribuidora

Jaburu Distribuidora

Rei das Latas

Rei das Latas

Redes Sociais

Fazenda Beira Rio

Fazenda Beira Rio

Samania Agropecuária

Samania Agropecuária

Doces Gotas de Mel

Doces Gotas de Mel

Publicidade

.

.
SEMENTES SERTÃO

Você bilíngue

Publicidade II

Ads

sábado, 1 de fevereiro de 2014

PARANÁ: Richa abre colheita nacional da soja, Paraná terá a maior produção da história

O Paraná iniciou a colheita da safra de grãos de verão 2013/14 com a perspectiva de uma safra recorde de soja. O clima colaborou, os produtores apostaram no grão e o resultado aponta para uma colheita de 16,4 milhões de toneladas, a maior da história do Paraná, superando o volume recorde atingido no ano passado quando foram colhidas 15,83 milhões de toneladas de soja no Estado. 

O governador Beto Richa participou neste sábado (1°) da abertura oficial da colheita nacional da safra de soja 2013/2014, na Fazenda Boa Sorte, município de Quarto Centenário, região Centro-oeste do Estado.

"É um grande evento que marca o início da colheita nacional da soja, um dos produtos rurais que fortalecem a economia brasileira, criando oportunidades e renda aos nossos agricultores e riquezas para o Paraná", disse Beto Richa, acompanhado do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Ambos também participaram na sexta-feira (31/01), no mesmo local, da abertura do Fórum Soja Brasil “Logística da Safra 2013/2014 – Grandes desafios e poucos avanços”. O Fórum Soja Brasil e a abertura da colheita é uma ação da Aprosoja Brasil e do Canal Rural com coordenação técnica da Embrapa, consultoria de Safras & Mercado e apoio local da Aprosoja Paraná e das prefeituras municipais de Goioerê e Quarto Centenário. "Parabenizo os agricultores pelo empenho em produzir uma quebra de produção recorde e reafirmar o compromisso do Governo do Estado no apoio ao agricultor paranaense", destacou Richa.

APOIO - O Paraná é o segundo estado produtor de soja e o primeiro em produtividade do País: 3.380 quilos por hectare. Richa destacou que o governo estadual caminha ao lado das instituições, cooperativas, sindicatos e produtores rurais para promover o aumento da produção e o fortalecimento do setor. 

"O Estado não fica paralizado e faz a sua parte, toma medidas para incentivar a produção no campo e melhorar a infraestrutura de transporte e logística que continuam sendo o gargalo da soja e do agronegócio brasileiro", destacou Richa. Ele lembrou de investimentos como o programa de recuperação de estradas rurais, as Patrulhas do Campo, a recuperação de 12 mil quilômetros da malha viária do Estado com investimentos de R$ 840 milhões, e da parceria com as concessionárias em obras de duplicação de rodovias em todo o Anel de Intergração.

Richa ainda destacou melhorias no Porto de Paranaguá, como as dragagens e compra de novos equipamentos para embarque e desembarque de mercadorias. "O porto bateu recordes de movimentação de cargas por três anos consecutivos, entre 2011 e 2013. Temos que dar condições de escoamento e exportação dos grãos produzidos no Paraná e no país", afirmou o governador. Paranaguá vai escoar cerca de 25% das exportações nacionais de soja, o que equivale a 10 milhões de toneladas do grão.

"Os produtores de soja são organizados e o governo está em permanente diálogo com o setor para congregar o sentimento dos agricultores. A produção de soja ajuda a construir os municípios", afirmou Ortigara.

O presidente da Aprosoja do Brasil, Glauber Silveira, apontou que o Paraná tem uma grande importância no setor, responsável por 25% da produção agrícola nacional. "O produtor paranaese é guerreiro e faz a diferença na produção. Basta olhar para este Estado e ver a pujança do agronegocio no Paraná", disse Silveira. 

Sobre os investimentos do governo, o presidente da Aprosoja afirmou que conhece alguns projetos em execução como a retomada do programa de distribuíção de calcário aos produtores e as melhorias no Porto de Paranaguá. "O Governo do Paraná tem diversos programas fundamentais para o agricultor, fez melhorias fantásticas na infraestrutura e busca avançar de acordo com o crescimento do Estado", afirmou Silveira.

Participaram da solenidade, a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman; osecretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller; o senador da República, Sérgio Souza; deputados federais e estaduais; o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino; o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Mounir Chaowiche.

O encontro reuniu também produtores, pesquisadores, líderes e autoridades do agronegócio brasileiro.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Agência de Notícias do Paraná
Postar um comentário

Publicidade II