PARANÁ: Richa abre colheita nacional da soja, Paraná terá a maior produção da história

O Paraná iniciou a colheita da safra de grãos de verão 2013/14 com a perspectiva de uma safra recorde de soja. O clima colaborou, os produtores apostaram no grão e o resultado aponta para uma colheita de 16,4 milhões de toneladas, a maior da história do Paraná, superando o volume recorde atingido no ano passado quando foram colhidas 15,83 milhões de toneladas de soja no Estado. 

O governador Beto Richa participou neste sábado (1°) da abertura oficial da colheita nacional da safra de soja 2013/2014, na Fazenda Boa Sorte, município de Quarto Centenário, região Centro-oeste do Estado.

"É um grande evento que marca o início da colheita nacional da soja, um dos produtos rurais que fortalecem a economia brasileira, criando oportunidades e renda aos nossos agricultores e riquezas para o Paraná", disse Beto Richa, acompanhado do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Ambos também participaram na sexta-feira (31/01), no mesmo local, da abertura do Fórum Soja Brasil “Logística da Safra 2013/2014 – Grandes desafios e poucos avanços”. O Fórum Soja Brasil e a abertura da colheita é uma ação da Aprosoja Brasil e do Canal Rural com coordenação técnica da Embrapa, consultoria de Safras & Mercado e apoio local da Aprosoja Paraná e das prefeituras municipais de Goioerê e Quarto Centenário. "Parabenizo os agricultores pelo empenho em produzir uma quebra de produção recorde e reafirmar o compromisso do Governo do Estado no apoio ao agricultor paranaense", destacou Richa.

APOIO - O Paraná é o segundo estado produtor de soja e o primeiro em produtividade do País: 3.380 quilos por hectare. Richa destacou que o governo estadual caminha ao lado das instituições, cooperativas, sindicatos e produtores rurais para promover o aumento da produção e o fortalecimento do setor. 

"O Estado não fica paralizado e faz a sua parte, toma medidas para incentivar a produção no campo e melhorar a infraestrutura de transporte e logística que continuam sendo o gargalo da soja e do agronegócio brasileiro", destacou Richa. Ele lembrou de investimentos como o programa de recuperação de estradas rurais, as Patrulhas do Campo, a recuperação de 12 mil quilômetros da malha viária do Estado com investimentos de R$ 840 milhões, e da parceria com as concessionárias em obras de duplicação de rodovias em todo o Anel de Intergração.

Richa ainda destacou melhorias no Porto de Paranaguá, como as dragagens e compra de novos equipamentos para embarque e desembarque de mercadorias. "O porto bateu recordes de movimentação de cargas por três anos consecutivos, entre 2011 e 2013. Temos que dar condições de escoamento e exportação dos grãos produzidos no Paraná e no país", afirmou o governador. Paranaguá vai escoar cerca de 25% das exportações nacionais de soja, o que equivale a 10 milhões de toneladas do grão.

"Os produtores de soja são organizados e o governo está em permanente diálogo com o setor para congregar o sentimento dos agricultores. A produção de soja ajuda a construir os municípios", afirmou Ortigara.

O presidente da Aprosoja do Brasil, Glauber Silveira, apontou que o Paraná tem uma grande importância no setor, responsável por 25% da produção agrícola nacional. "O produtor paranaese é guerreiro e faz a diferença na produção. Basta olhar para este Estado e ver a pujança do agronegocio no Paraná", disse Silveira. 

Sobre os investimentos do governo, o presidente da Aprosoja afirmou que conhece alguns projetos em execução como a retomada do programa de distribuíção de calcário aos produtores e as melhorias no Porto de Paranaguá. "O Governo do Paraná tem diversos programas fundamentais para o agricultor, fez melhorias fantásticas na infraestrutura e busca avançar de acordo com o crescimento do Estado", afirmou Silveira.

Participaram da solenidade, a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman; osecretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller; o senador da República, Sérgio Souza; deputados federais e estaduais; o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino; o presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Mounir Chaowiche.

O encontro reuniu também produtores, pesquisadores, líderes e autoridades do agronegócio brasileiro.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Agência de Notícias do Paraná

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem

Rei das Latas

Ambiente Global

Jaburu Distribuidora

Ambiente Global

Madereira Bela Vista

Ambiente Global